Acompanhe o calendário de eventos/Círio 2017

Home / Acompanhe o calendário de eventos/Círio 2017

Eventos Oficiais

Evento: Encontro de Formação de Dirigentes de Peregrinação
Local: Hangar

Hora: 8h

Manhã de formação e entrega do Livro de Peregrinações aos voluntários que vão conduzir as peregrinações nos lares e comunidades católicas, com o objetivo preparar espiritualmente os devotos de Nossa Senhora para a grande festa católica de outubro.

Evento: Missa do Mandato
Local: Basílica Santuário de Nazaré

Hora: 18h

Também chamada de Missa do Envio, é a partir de então que os dirigentes de peregrinações são enviados para realizar os encontros que antecedem a festividade. Ao final da missa, ocorre o Rito da Benção das Imagens de Nossa Senhora,  que percorrerem milhares de lares e comunidades durante as peregrinações.

Evento: Sorteio dos Carros de Promessa
Local: Auditório Dom Vicente Zico / Sede Social de Nazaré

Hora: 19h

Sorteio das escolas que serão responsáveis pela condução dos 13 carros de promessa, durante a procissão do Círio, acomodando os ex-votos entregues pelos fiéis, bem como das instituições escolares que formarão os pelotões que dão apoio no transporte das promessas.

Evento: Formação dos Alunos dos carros de Promessa
Local: Casa de Plácido – Subsolo do Centro Social de Nazaré

Hora: 09h
Manhã de integração e espiritualidade, onde os estudantes e dirigentes das escolas recebem instruções sobre a postura para a condução dos carros de promessa.

Evento: Concurso de Redação do Círio
Local: Centro Social de Nazaré

Hora: 08h

Um dos mais tradicionais concursos de redação em Belém chega a sua XXIII edição em 2017. É destinado a estudantes do ensino médio das redes pública e particular de todo o estado e premia os três melhores textos em prosa, elaborados a partir da proposta apresentada pela comissão elaboradora do Concurso. A redação deve ter temática religiosa e ainda que sejam abordados temas transversais, com enfoque principal dado à figura de Maria de Nazaré, mãe de Jesus. Os vencedores são premiados durante a abertura oficial do Círio.

Evento: Entrega do Roteiro de Eventos aos Órgãos de Segurança
Local: Auditório Dom Vicente Zico

Hora: 19h

Reunião com todos os órgãos de saúde e segurança envolvidos na organização das romarias para entrega do roteiro de eventos e procissões detalhando a atuação de cada órgão aos representantes institucionais, junto com toda a programação e mapa das procissões.

Evento: Visita da Imagem Peregrina à Região do Menino Deus
Há mais de 10 anos, a Diretoria da Festa de Nazaré incorporou ao calendário oficial do Círio uma série de visitas com a Imagem Peregrina a municípios próximos a Belém – Benevides, Santa Bárbara, Marituba e os distritos de Benfica e Mosqueiro – na área denominada de Região do Menino Deus. O principal objetivo destas visitas é evangelizar e também dar oportunidade para que os moradores dessas localidades prestem suas homenagens à Virgem Maria e possam se preparar espiritualmente para mais um Círio. A programação tem cerca de 40 visitas, que incluem missas, pequenas procissões, vigílias e quase a mesma estrutura de algumas romarias oficiais como o andor para levar a Imagem Peregrina, instalado em um carro, o envolvimento de órgãos de segurança e mobilidade urbana, por exemplo.

Evento: Formação dos Jovens Evangelizadores da Corda e Praça
Local: a definir

Hora: 09h
Formação da Diretoria de Evangelização e Procissões destinada aos jovens de várias comunidades católicas que atuam na trasladação, evangelizando, apoiando e incentivando os romeiros concentrados ao lado da corda e Praça Santuário de Nazaré.

Evento: Manhã dos Eleitos
Local: Casa de Plácido

Hora: 10h

Todos os anos, a Diretoria da Festa escolhe um segmento da sociedade para homenagear com o objetivo de levar evangelização e alegria. Durante a programação marcada por momentos de liturgia e cantos marianos, a Diretoria da Festa e sua família servem seus eleitos. A programação começou em 1987, como “Noite dos Eleitos”.

Evento: Abertura Oficial do Círio 2017
Local: Casa de Plácido

Hora: 19h

Evento que marca o início da quadra nazarena. Além do Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira, e de toda a Diretoria da Festa, são convidados para a programação os representantes da Prefeitura de Belém e do Governo do Estado, também realizadores da Festa de Nazaré. Esta será a 225º edição do Círio de Nazaré.

Evento: Vigília de Adoração
Local: Capela Bom Pastor – Centro Social de Nazaré

Hora:

Antes das 12 romarias oficiais do Círio, grupos, movimentos, serviços e pastorais das paróquias da Arquidiocese se revezam durante 48 horas em Adoração ao Santíssimo Sacramento, na Capela Bom Pastor, no Centro Social de Nazaré. A Adoração só termina às 06h30 da sexta-feira, dia 6, antes da missa de saída do Traslado. Realizada pela primeira vez em 2001, com 24 horas de duração, passou a ser feita em 48 horas a partir de 2002.


Evento: Exposição dos Carros de Promessa
Local: Em frente à Basílica Santuário de Nazaré

Hora: 07h

Desde 2015, o Círio ganhou uma novidade que agradou bastante a população: a exposição dos 13 carros de promessa. A iniciativa da Diretoria da Festa de Nazaré visa dar a oportunidade de a população conhecer mais de perto estes símbolos do Círio. A exposição só dura um dia e encerra no momento do transporte dos carros até a Companhia Docas do Pará (CDP).


Evento: Transporte dos Carros – CDP (4km – 1 hora)

Local: Em frente à Basílica Santuário de Nazaré

Hora: 21h

Percurso: (Trajeto de 4 km) Com início em frente à Basílica e duração de uma hora. O transporte segue pela Rua Dom Alberto Ramos (lateral da Basílica Santuário), Travessa 14 de Março e Rua Antônio Barreto, avenidas Doca de Souza Franco e Marechal Hermes até o armazém 4 da Companhia Docas do Pará – CDP. Tradicionalmente, antes da saída dos carros, faz-se uma oração com todos os participantes, o que se repete na chegada à CDP.
O percurso é feito pela Diretoria da Festa, Guarda de Nazaré, promesseiros, representantes de colégios, motociclistas e Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB).  Durante o trajeto, os carros costumam ser homenageados pelos devotos e moradores com fogos de artifício.

Evento: Missa de Apresentação do Manto – Dom Alberto Taveira, Arcebispo Metropolitano de Belém
Local: Basílica Santuário

Hora: 18h

A noite da apresentação do Manto é sempre envolvida de muita emoção para os fiéis que aguardam com grande expectativa esse momento. Trata-se de uma verdadeira joia que traz sempre uma mensagem de evangelização. O manto veste a Imagem Peregrina durante as 12 romarias oficiais do Círio e pelo resto do ano. Os detalhes artísticos sobre a peça são guardados pela Diretoria da Festa de Nazaré a sete chaves para que o dia da apresentação seja um momento especial. Ao final da missa, há a distribuição de folhetos com informações sobre os elementos que o compõem. Em mais um ano, a peça tem a ilustração de Aline Folha e será confeccionado pela estilista Marilza Ramos.

Evento: Descida da Imagem – Dom Alberto Taveira

Local: Basílica Santuário de Nazaré

Hora: 12h30

Ao final da Moto Romaria, no interior da Basílica Santuário, acontece uma das cerimônias mais esperadas da programação: a descida da Imagem Original do Glória. Todos os anos, ver de perto a pequena Imagem de 28 centímetros emociona os milhares de peregrinos que chegam de todos os cantos para render homenagens à Maria. A Imagem permanece em um nicho no presbitério durante a quadra nazarena.

Evento: Círio Musical

Local: Concha Acústica da Praça Santuário de Nazaré

Hora: 20h

Programação gratuita com shows de bandas católicas de todo o país, que ocorre durante as noites da quinzena nazarena. Há alguns anos, o evento ganhou expressividade e destaque principalmente na agenda de jovens, o maior público do evento. Além da música, o público conta com o serviço gratuito de atendimento e aconselhamento espiritual, feito pelas comunidades católicas que são parceiras do evento. O Círio Musical é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré e Diretoria da Festa de Nazaré, com apoio e produção artística da comunidade Shalom.

Confira todas as atrações deste ano:

08/10 – Eliana Ribeiro

09/10 – Anjos de Resgate

10/10 – Davidson Silva

11/10 – Adriana Arydes

12/10 – Gil Monteiro

13/10 – Tony Alysson

14/10 – Banda Dom

15/10 – Dalvimar Gallo

16/10 – Pe. Ezequiel

17/10 – Cristo Alegria

18/10 – Pe. Sidney

19/10 – Rosa de Saron

20/10 – Adoração e Vida

21/10 – Missionário Shalom

22/10 – Canto das Irias

Evento: Terço da Alvorada
Local: Basílica Santuário

Hora: 05h30

Durante a quinzena da Festividade de Nazaré, dezenas de pessoas se revezam em orações, conduzindo uma réplica da Imagem de Nossa Senhora pelas ruas no entorno da Basílica. O Terço da Alvorada ocorre diariamente, às 5h30, até a véspera do encerramento da Festa, dia 20 de outubro.

19h30 –  Missa de Encerramento do Círio 2017
Local: Basílica Santuário de Nazaré

21h – Espetáculo de Encerramento
A celebração começou a ser realizada em 1982, com a inauguração da Praça Santuário. A missa é celebrada no quarto domingo de outubro e, logo após, é realizada a solenidade de encerramento da festividade, quando os Diretores da Festa recebem diplomas e medalhas em uma cerimônia, na Casa de Plácido. O encerramento também é marcado por um show pirotécnico.

Evento: Cerimônia do retorno da Imagem ao Glória- Dom Alberto Taveira, Arcebispo Metropolitano de Belém
Hora: 05h30

Local: Basílica Santuário de Nazaré
Depois de passar 15 dias perto dos fiéis no presbitério, a Imagem Original retorna ao Glória, momentos antes do início da Missa do Recírio. Milhares de fiéis lotam o Santuário de Nazaré para, simbolicamente, começarem a despedida do Círio.